Nova espécie de orquídea tem uma cabeça de diabo entre as pétalas

Nova espécie de orquídea  tem uma cabeça de diabo entre as pétalas, com apenas 30 unidades identificadas no sul da Colômbia, uma nova espécie de orquídea chama a atenção por outra característica: ter uma “cabeça de diabo” entre as pétalas.

Uma nova espécie distinta de orquídea foi descoberto no sul da Colômbia. O coração de sua flor carrega uma semelhança de refrigeração para a cabeça de um diabo.

Nova espécie de orquídea  tem uma cabeça de diabo entre as pétalas

A forma estranha, demon-como até levou os cientistas a chamam isso de espécies de orquídeas telipogon diabolicus. Na revista Phitokeys, eles descrevem suas características físicas, sua distribuição habitat e que o torna único em comparação com outras orquídeas.

Telipogon diabolicus esse é seu nome científico

Com um olhar mais atento ao centro da flor, é possível ver o rosto e parte do corpo “demoníacos”. A nova espécie recebeu o nome “Telipogon diabolicus”.
O habitat da espécie é restrito a duas regiões colombianas, de Putumayo e Nariño, ao sul do país.

A orquídea diabólica está entre as espécies ameaçadas na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.
A planta tem uma haste que mede entre 5,5 e 9 centímetros de altura.

Além da “cabeça do diabo”, as pétalas têm riscos, característica não encontrada em nenhuma outra espécie colombiana do gênero.
“No mais recente catálogo de plantas colombianas, quase 3.600 espécies de orquídeas foram incluídas, que representam cerca de 250 gêneros”, disseram pesquisadores.

Não há dúvida de que centenas de espécies do país permanecem desconhecidas. Só em 2015, mais de 20 novas foram publicadas com base no material coletado na Colômbia”.
A descoberta é dos pesquisadores Marta Kolanowska e Dariusz Szlachetko, ambos da Universidade de Gdansk, na Polônia. Eles trabalharam em parceria com o professor colombiano Ramiro Medina Trejo.

Esta orquídea em particular, pertence ao gênero telipogon, que foi descrita pela primeira vez por biólogos há 200 anos.

Telipogon diabolicus é uma orquídea violeta-marrom escuro que pode crescer uma haste medindo entre 5.5-9cm de altura, os autores, da Universidade polaca de Gdansk, explicar.

Embora sua flor é em muitos aspectos semelhantes a outras orquídeas a partir do mesmo gênero, que tem uma série de características muito originais e únicas.

Além de cabeça do demônio escondido em seu coração, os próprios pétalas são caracteristicamente garras. Esta é a primeira vez que tais pétalas foram encontrados em quaisquer outras espécies do gênero da Colômbia.

Leia também: Como plantar orquídea na casca de pinus

Nova espécie de orquídea tem uma cabeça de diabo entre as pétalas
4.3 (86.67%) 6 votes
2 Comments

Deixe seu comentário