Títulos do Conteúdo
As orquídeas compõem um grupo de plantas mais evoluídas e com maior riqueza no planeta. há muitos tipos de Orquídeas, e considera-se que atualmente cheguem a 30.000 espécies, sendo 2.500 registradas só no Brasil, que tal conhecermos também as Orquídeas Raras?
No entanto, diante de tantas opções de cor, tamanho e forma, de tantos tipos de orquídeas, nós separamos cinco tipos de orquídeas que se destacam pela sua excentricidade.
Veja alguns tipos de orquídeas:
Baunilha (Vanilla planifólia)
Você sabia que a baunilha que usamos na culinária e na cosmética é extraído de uma orquídea? Sim é verdade, uma orquídea trepadeira, nativa do México e que pode atingir mais de 10 metros de comprimento. Portanto, é a única espécie de orquídea que produz um fruto comestível pelos humanos. Assim, através de um processo longo e cuidadoso de cultivo da orquídea baunilha, pode-se obter as vagens que serão curadas para então se obter o produto final do que conhecemos como baunilha. Esse produto é muito apreciado e valorizado no mercado.
Orquídea Negra (Maxillaria schunkeana)
Ao contrário do que pode aparecer, a cor dessa orquídea não é negra e sim vermelho bem escuro. Entretanto, essa orquídea é considerada por alguns como sendo uma das mais belas do mundo. Logo, essa espécie é endêmica do Estado do Espírito Santo, ou seja, só ocorre lá, em matas de altitude entre 600-700 metros.
Cattleya elongata
Esta espécie é rupícola e até hoje só foi encontrada vivendo nas áreas ensolaradas sobre extensões de pedra na Chapada Diamantina, Brasil.
Stelis duckei
Essa espécie é conhecida somente para a Serra de Maranguape, Ceará, Nordeste do Brasil. Ocorre em brejos de altitude que são enclaves de floresta úmida dentro da Caatinga onde pode se encontrar flora da Mata Atlântica e da Amazônia.
Acacallis sp.
Apresentando uma cor azulada, rara entre as orquídeas, e variando até o rosa-azulado, Acacallis é um gênero de poucas espécies que ocorre na Amazônia, sempre em locais muito sombreados, em áreas inundáveis chegando a ficar submersa por um logo período durante as cheias. Estende sua distribuição até a Colômbia, Venezuela, Guiana e Peru.
Como podemos ver essas orquídeas ocorrem em locais muito específicos e restritos o que ressalta a importância de preservarmos o ambiente natural onde elas evoluem geneticamente e se reproduzem. Se destruímos um ambiente natural estamos colocando em risco a sobrevivência dessas populações de orquídeas e de muitas outras plantas e animais, que ainda nem conhecemos, o que impede que as gerações futuras possam apreciá-las e a ciência possa estuda-las.
Infelizmente apesar de existir muitos tipos de orquídeas, muitas orquídeas já estão em risco de extinção e muitas outras já foram extintas da natureza. A extração de orquídeas sem autorização é considerado crime ambiental. A boa notícia é que cada vez mais a ciência está aprendendo a desenvolver cruzamentos e híbridos para que o ser humano possa ter a beleza dessas plantas próximas de si sem precisar retira-las de seus ambientes, o que de certa forma ajuda a preservar as populações naturais de orquídeas.
Deixe uma resposta