Títulos do Conteúdo
Você sabia que a orquídea baunilha é uma especiaria extraída de uma orquídea? Sim, isso mesmo, dos frutos de uma orquídea chamada Vanilla planifolia.
A baunilha é usada pelas confeiteiras e cozinheiros com grande paixão pois adiciona em suas receitas um sabor adocicado e perfumado como as flores. Combina muito bem com bolos, biscoitos, sorvetes, cremes feito de ovos, café, frutas e sucos.
Além disso ela é usada para fazer cosméticos de variadas aplicações devido às suas propriedades benéficas para saúde.
História e mercado orquídea da baunilha
Depois de anos tentando ser cultivada pelos europeus, a orquídea baunilha que tem origem no México e na América Central, foi finalmente produzida com êxito e então aos poucos ganhou fama mundial.
A baunilha se tornou a segunda especiaria mais cara do mundo logo depois do açafrão verdadeiro. Isso aconteceu por causa do seu processo de fabricação que é longo, delicado e que exige qualificação por parte dos agricultores.
Hoje em dia, é possível encontrar a baunilha artificial produzida pela indústria alimentícia em quase qualquer mercado. Apesar de serem muito mais baratas do que o extrato de baunilha verdadeiro, há quem diga que são incomparáveis em sabor e aroma.
Quais os benefícios contidos na baunilha?
A baunilha é muito mais que um aroma delicioso na sua cozinha. Ela também apresenta propriedades benéficas para saúde, incluindo a capacidade de tratar a acne, melhorar o crescimento capilar, acelerar na recuperação de doenças, reduzir a inflamação, prevenir doenças crônicas, proteger o coração e muito mais. [1]
A orquídea baunilha é rica em antioxidantes, o que ajudar a prevenir a destruição de células e tecidos ao longo do corpo e estimular o crescimento natural de novas células.
Em relação às propriedades nutricionais, a cada 100g de baunilha pura você pode obter quantidades significativas de ferro, magnésio, potássio, vitamina b3 e açúcares.
Na aromaterapia, o cheiro da baunilha pode ser usado para impactar diretamente o cérebro e induzir uma sensação de calma. Dessa forma, ela pode ser um excelente remédio para ansiedade e estresse crônico. [1]
Como se produz a baunilha?
A orquídea baunilha é uma orquídea trepadeira que se desenvolve bem em regiões tropicais. Elas utilizam das outras arvores e arbustos para se apoiar e alongar.
Do seu fruto, com formato de vagem, é retirado o extrato de baunilha após um longo processo de polinização, maturação, secagem e cura.
As flores são polinizadas manualmente, uma por uma, pois fora das regiões originais da planta não existe o polinizador natural para fazer esse trabalho. Para dificultar mais um pouco o processo, as flores abrem apenas durante o tempo de um dia. [2]
Após a polinização manual, a vagem da baunilha cresce e deve ser colhida no tempo certo quando ainda está verde. Depois é levada para um processo de maturação e secagem onde as enzimas naturais produzem o aroma característico e apreciado por nós. [2]
Por fim é processada, transformada em líquido e embalada ou suas vagens, com cor escura, são comercializadas in natura.
No total desde a polinização até a confecção do extrato são necessárias 14 semanas. Devido ao longo processo demandado e a expertise necessárias pelo agricultor a baunilha se tornou uma das especiarias mais caras do mundo.
Receita com Baunilha
São muitas as utilizações possíveis para a baunilha. A seguir vamos compartilhar uma receita nossa de sorvete de baunilha natural.
Sorvete de baunilha natural e caseiro
Ingredientes:
– 6 bananas prata bem maduras congeladas
– meia fava de baunilha ou 3 colheres de chá de extrato de baunilha
– meio limão (para não escurecer)
Procedimento:
– Após congelar as bananas sem casca, bata-as no liquidificador ou processador. Enquanto isso adicione a baunilha e o suco de meio limão. Quando estiver com a textura cremosa está pronto!
– É muito fácil. Agora você pode saborear o seu sorvete natural de baunilha ou pode conserva-lo no congelador ou geladeira.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe!
Fontes consultadas:
[1] https://www.organicfacts.net/health-benefits/herbs-and-spices/vanilla.html [2] Vanilla: The Journey from Source to Table. Video. https://youtu.be/VQl-oHeII6w
Deixe uma resposta