As orquídeas, além de serem bonitas, coloridas e alegres, e um jardim de orquídeas traz vida para os ambientes e colaborando para o equilíbrio ecológico.
Você tem um pedaço de jardim, um sítio, uma varanda de apartamento ou ao menos uma calçada de rua com árvores? Então você pode fazer um ambiente bem florido de orquídeas! Nos vamos te dar umas dicas neste artigo.
O que eu preciso saber antes de um Jardim de Orquídeas?
A maioria das orquídeas tem o hábito epífita, ou seja, cresce sobre outras árvores, troncos e pedras. Elas necessitam desse material como base para que suas raízes possam aderir e se expandir. Praticamente todo o sucesso no plantio da orquídea vai depender de como as raízes dela estão sendo tratadas.
É claro que você também pode optar por deixar as suas plantas permanentemente no vaso, sem nenhum problema desde que depois você retire os brotos novos que nascerem ao lado da planta mãe.
Diante dessas considerações iniciais vamos listar algumas dicas para que você consiga instalar o seu jardim natural de orquídeas.
Como eu faço o meu jardim?
- Para começar você precisa ter certeza que no local tem um pouco de sol, mas não pode ser muito, e disponibilidade de água, seja da chuva ou seja de irrigação.
- Depois escolha as espécies que você acha mais bonitas e interessantes. Existem milhares de espécies, literalmente. Procure optar pelas mais incomuns que possam surpreender as outras pessoas.
- Use arames, cordas e cadarços que você tenha em casa para firma-las na parede, na árvore, no muro ou em qualquer lugar que as raízes possam expandir. Não precisa retirar elas do vaso original ̶ use-o como suporte.
- Busque escolher um local que acumule um pouco de água para que as raízes da orquídea sempre possam ficar um pouco na umidade. Se não houver esse local ideal você pode adicionar placas de fibra de coco, xaxim, madeira ou algum outro material leve e poroso. Isso vai colaborar bastante!
- Coloque as plantas bem próximas uma das outras para criar microclimas agradáveis para o desenvolvimento delas. Se achar bom você também pode misturar as orquídeas com outros tipos de plantas, assim elas fazem parcerias.
- Adube regularmente as folhas e as raízes com os fertilizantes de sua escolha, para que nunca falte às orquídeas todos os nutrientes necessários para crescer. Assim você terá plantas fortes e constantemente abrindo em flor.
- Fique tranquilo. Você pode montar o seu jardim conforme for ganhando ou comprando novas plantas, assim você não precisa investir tudo de uma vez.
- Tenha paciência. As orquídeas levam tempo para crescer e seu jardim pode demorar até conquistar uma aparência bonita. Mas depois vai valer a pena!
- A melhor época do ano para montar o seu jardim é nas épocas de clima ameno, com bastante chuva, mas principalmente quando você tiver tempo para cuidar.
- Estude mais sobre as orquídeas, compreenda os princípios e necessidades da planta, isso vai te ajudar a desenvolver a sua própria criatividade no assunto. Nós temos muitos textos no blog para te ajudar com isso.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso artigo sobre “como cultivar orquídeas”. E compartilhe! Para que possamos criar cada vez mais jardins por ai.
Oto Roberto Ozório Faleiro diz
Material muito bom, explicativo e com clareza.
Gostei muito.
Wanderley diz
Obrigado, pela visita, Oto!
Volte sempre.