Como fazer um jardim vertical na parede de sua casa

Como fazer um jardim vertical na parede de sua casa. Quer fazer um jardim vertical na parede de sua casa e não sabe por onde começar? Este artigo irá lhe ajudar a fazer um jardim de qualidade.

Como fazer um jardim vertical na parede de sua casa

Um jardim vertical é uma ótima opção para quem não possui muito espaço de terreno para um jardim tradicional, mas mesmo assim não quer abrir mão de ter algumas plantinhas ou verduras em casa, você vai ver que mesmo que você ache que seja impossível construir um jardim vertical no espaço que você tem, não será necessário muito trabalho nem mesmo que você tenha que abrir mão e espaço para isso.

Mas mesmo que você tenha espaço na sua casa, o jardim vertical é uma ótima ideia de decoração e fica bonito independente do espaço que você tenha.

A fachada externa verde é uma ótima forma de revitalizar edifícios e combater as ilhas de calor urbano. No caso de paredes internas, a parede verde pode purificar e limpar o ar, pois retém compostos orgânicos voláteis (COV), materiais particulados, fumaça de cigarro, além de manter o conforto térmico agradável. Legal, não é mesmo?

Como fazer

Parece simples e fácil fazer o seu próprio jardim vertical, tem um punhado de tutoriais no Youtube ensinando como fazer um jardim vertical, mas os jardins verticais demandam alguns cuidados importantes para que as plantas se mantenham saudáveis, com cores vivas e não apodreçam ou sequem no suporte.

Jardins verticais mal feitos ao invés de trazer benefícios pode causar mau odor devido ao apodrecimento das plantas.

Para jardins verticais extensos de fachadas e muros altos, onde as pessoas não têm acesso com facilidade é preciso contratar uma empresa especializada de paisagismo vertical para fazer o projeto, pois essas empresas utilizam materiais apropriados, inclusive substratos que são mais leves e não vão sobrecarregar a estrutura das fachadas, paredes e muros.

Além de prever sistemas de irrigação automáticos com adubagem líquida, sistemas de escoamento da água eficientes e ainda escolher espécies adequadas para o jardim vertical.

Tipos de plantas utilizadas

Nas casas é comum se plantar espécies comestíveis como o manjericão, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, sálvia, hortelã, coentro, salsinha, pimenta, etc. Principalmente próximo às cozinhas, facilitando o uso dessas ervas.

Também é muito comum o uso de espécies de suculentas, por serem plantas cactáceas, parentes dos cactos, que não precisam ser irrigadas com frequência e se adaptam bem a meia sombra.

Ou seja, jardins expostos ao sol devem ter espécies que são cultivadas a sol pleno, já na área interna as espécies escolhidas devem ser de sombra.

É possível cultivar praticamente qualquer espécie de plantas e até de árvores em jardins verticais, contanto que as raízes tenham espaço para se desenvolver no suporte utilizado e que o suporte aguente o peso total contando com a terra úmida.

Como o jardim vertical pode ser instalado na parte interna ou externa preciso saber escolher bem as espécies de plantas para esse tipo de jardim, os locais devem receber iluminação, mesmo que indireta, e as espécies tem que estar de acordo com o local de instalação do jardim.

Como fazer um jardim vertical na parede de sua casa.


Como fazer suas orquídeas florirem o ano todo?

Aprenda tudo que precisa sobre orquídeas e faça inveja nas suas amigas com suas lindas flores, o ano todo!

→ Clique aqui e saiba como!


Como fazer um jardim vertical na parede de sua casa
5 (100%) 2 votes

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.