Plantar Orquídea pode ser mais fácil do que parece mas exige alguns cuidados especiais típicos dessa planta. Com um pouco de conhecimento e prática ficará fácil saber a necessidade dela.
As Orquídeas são em geral plantas resistentes que preferem um clima ameno (pouco sol direto) e de receber água de tempo em tempo.
As raízes devem ter espaço para crescer livremente e não podem ficar encharcadas durante muito tempo senão a planta toda pode apodrecer.
Neste caso é melhor errar para menos do que para mais, justamente porque essas plantas já são especialistas em absorver água do ambiente onde estão.
Por isso, normalmente, elas se desenvolvem muito bem quando são amarradas no caule de outras árvores ou quando estão em vasos com o substrato bem poroso.
Logo, (fibra de coco, casca de pinus, xaxim, pedrinhas, etc.) pois assim o excesso de água pode escorrer à vontade e permitir que as raízes respirem.
Uma das formas para molhar as orquídeas de vasos é leva-las até o tanque, abrir a torneira em cima das raízes e deixar o excedente de água escorrer durante um tempo ali mesmo antes de leva-las de volta.
Se o substrato usado no vaso tiver a capacidade de reter água esse processo só precisará ser feito uma vez por semana.
Outra opção é usar um borrifador de água e aspergir uma quantidade sobre as folhas e as raízes -nunca sobre as flores – apenas para umedecer.
Se a sua orquídea já estiver com flores, estas terão a vida prolongada se ficarem sem receber vento e sol direto, apenas estando em um ambiente bem iluminado.
Porém logo após a flores caírem é recomendado que a planta venha a receber um pouco mais de luminosidade.
Do mesmo modo, é importante que ela seja fertilizada com um intervalo de quinze em quinze dias para adquirir os nutrientes necessários para crescer e rebrotar flores vistosas.
Apesar de haver muitas opções de fertilizante não-orgânico no mercado, hoje em dia já é possível encontrar boas opções orgânicas e naturais que serão mais saudáveis para sua casa e para o meio ambiente.
Bio-fertilizante caseiro que funciona?
Você também pode fazer o seu próprio bio-fertilizante caseiro que funciona muito bem para as orquídeas.
Se você desejar aprender como plantar orquídea, e não quiser ter muito trabalho com essas plantas dentro da sua residência uma opção é transferi-las para o ambiente que seria o mais próximo do natural delas, ou seja, fixadas em árvores, arbustos e até em pedras.
Desde que esse lugar receba água da chuva e ao menos duas horas de sol direto.
Assim, ela vai, possivelmente, se desenvolver bem sozinha e colocar flores várias vezes ficando dessa forma melhor para cuidar das orquídeas.
Uma dica na hora de escolher o local é preferir troncos de árvores com cascas rugosas e bifurcações onde as raízes podem ser fixar melhor.
Aqui entra a imaginação do jardineiro ou jardineira que poderá criar as melhores situações para a orquídea se desenvolver rapidamente.
Colocando-se pedaços de fibra de coco por exemplo ou acompanhada do próprio vaso original.
Isso, fará com que as raízes tenham mais opções de onde se fixar e absorver nutrientes.
Uma vez que a orquídea for plantada adequadamente em um local ela poderá ficar lá por muitos e muitos anos, produzindo novos brotos e flores.
Resumo
- Luz: poucas horas de sol direto, ambientes iluminados ou sol direto em algumas espécies.
- Irrigação: água de tempo em tempo, sem manter encharcado.
- Substrato: poroso, leve e muito arejado, capaz de reter umidade.
- Fertilização: quinze em quinze dias via foliar ou irrigação.
Considerando esses princípios você poderá começar a entender como plantar orquídea sem correr grandes riscos e elas te agradecerão.
Deixe uma resposta