O que são orquídeas híbridas? Se está interessado em aprender sobre orquídeas híbridas e como são geradas, você está no lugar certo. Você sabia que as orquídeas também podem cruzar entre si e gerar novas orquídeas? Pois é, é possível. Mas você sabe como isso acontece?
O que são orquídeas híbridas?
Uma orquídea híbrida é basicamente o cruzamento de duas espécies diferentes. Porque, em geral as espécies já estão quase todas registradas pelos orquidófilos, pesquisadores ou não. É obra da natureza e não pode ser criada pelos homens. Isto significa que terá sempre o seu valor, mesmo que não seja tão bela.
As possibilidades de cruzamento são tantas que a cada ano surgem novas flores supervalorizadas em detrimento das dos anos anteriores que deixaram de ser novidades. Claro que só são divulgados e multiplicados os cruzamentos que dão certo, ou seja, que atingem o objetivo. Mas atrás deles há inúmeros fracassos.
Como é feito?
Uma orquídea híbrida é a combinação das características de cada um de seus genitores. Assim, os cultivadores primeiro analisam que tipos de flor gostariam de produzir. Eles talvez estejam pensando em determinadas cores, listras ou manchas.
Pode ser que queiram combinar essas características numa planta com flores pequenas ou grandes. A fragrância é um outro fator. Com esses pontos em mente, eles escolhem duas orquídeas com as características que desejam passar para a nova planta.
Se a fertilização for bem-sucedida, ocorrerá algo fenomenal na flor da planta receptora de pólen. Tubos afilados se projetam da coluna em direção a uma parte da flor conhecida como ovário. Daí, o ovário incha e forma uma cápsula de sementes.
Dentro dela, centenas de milhares de minúsculas sementes estão sendo formadas, cada uma ligada a um tubo polínico. Pode levar meses ou até mais de um ano para que a cápsula de sementes amadureça. Nesse ponto, os cultivadores ajuntam as sementes da cápsula.
Eles as colocam num frasco esterilizado com uma solução de ágar e nutrientes. Se as sementes germinarem, orquídeas bem pequenas logo aparecerão como um carpete de grama verde.
Depois de alguns meses, os cultivadores removem as mudas do frasco e as colocam perto umas das outras num vaso comunitário. Eles cuidam bem das mudas, regando-as com frequência para que não sequem. Com o tempo, eles transferem suas novas orquídeas para vasos individuais.
A esta altura, a paciência se mostra uma verdadeira virtude. As orquídeas podem levar alguns anos ou até mais de uma década para florir.
Nina Déa diz
Adorei esse blog, acho que encontrei o canal para aprender a lidar com as minhas meninas, obrigada!
Wanderley diz
Agradeço, pela Visita em nosso Blog Nina!
Antonio Carlos de Oliveira diz
Tenho 76 Anos , estou a procura de um passa tempo útil, acho q a minha distração vou encontrar no Plantio.
O meu passa tempo, Por isso estou pedindo ajuda á vc’s nesta área.
Wanderley diz
Bom dia, Sr. Antonio!
Pode estar certo que será um ótimo passa tempo. Cultivar orquídeas é fascinante, existem muitas tipos cada uma com suas particularidades.
pode nos chamar no que precisar, estamos a disposição. Somos gratos pela visita em nosso Blog.