O que é e como cuidar de uma orquídea azul

O que é e como cuidar de uma orquídea azul

Orquídea azul, o que é e como cuidar. O nome é curioso. Considerando que não existe na natureza, a cor azul para orquídeas, resta a pergunta: Por que estamos falando de orquídeas azuis? Vamos descobrir abaixo.

O que é e como cuidar de uma orquídea azul

Atualmente existem dois processos de manipulação de cor que transformam orquídeas brancas em azuis. Nesse artigo iremos mostrar que processos são estes e como adquirir e cuidar de uma tão rara e bonita orquídea azul.

Técnica de infusão da cor na semente

Essas orquídeas azuis começaram a surgir como resultado de um processo de manipulação química onde ocorre a injeção de tinta azul em orquídeas brancas. A substância azul é injetada antes da semente germinar e é absorvida graça a raiz de superfície esponjosa.

Essa técnica foi inventada pelo engenheiro agrônomo Marcos Alexandre.  As flores de coloração azulada são produzidas em seu sítio em Holambra. A cor azul pode variar dependendo do processo (algumas flores podem ter um tom mais claro de azul do que outras, é claro que não seriam todas idênticas).

O preço médio de uma dessas orquídeas manipuladas é de R$ 350,00. Pode parecer caro para alguns mas para quem coleciona é um preço pagável.

Orquídea Blue Mystic

A Blue Mystic foi desenvolvida nos Estados Unidos, com uma técnica parecida com a que descrevemos acima. A diferença entre elas é que a infusão da cor azul é aplica no caule. A substância azul não é tóxica e respeita os termos ambientalistas.

As flores desabrocham em azul  (a tonalidade vai depender da absorção de cada planta, por isso não saem idênticas). As florações subsequentes poderão ser brancas.

Como cuidar de uma Orquídea Azul

Chegou o ponto mais importante para quem quer adquirir uma orquídea azul, seus cuidados. A orquídea azul requere cuidados especiais e para cultivá-las você deve observar:

A quantidade de água: as orquídeas devem ser regadas de 1 a três vezes por semana. O melhor horário para a rega é no período da manhã. A água deve ser mineral ou de poço. Nos dias mais quentes é recomendado borrifar água sobre o corpo da planta.

A floração: Cada variedade de orquídea azul possui determina duração para suas flores. Algumas duram de 3-4 meses e outras não. A durabilidade média é de 30 dias.

A luminosidade: Se possível, procure colocar sua orquídeas próximas às janelas e áreas de boa circulação de ar. Ela não deve ser exposta a calor e a sol extremo. Apenas no primeiro horário da manhã ou no final da tarde.

O que é e como cuidar de uma orquídea azul
5 (100%) 5 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.