Títulos do Conteúdo
Você quer saber tudo sobre as espécies de orquídeas mais populares do Brasil? Então leia este artigo que fizemos especialmente sobre este assunto.
Saiba tudo sobre as mais populares do Brasil
Com mais de mil gêneros e 30 mil espécies, as orquídeas estão entre as queridinhas das plantas para se cultivar em casa ou presentear alguém. Assim, os motivos são inúmeros: são bonitas, coloridas, perfumadas, cabem em qualquer lugar e, com poucos cuidados, podem durar anos e anos.
No entanto, fizemos uma lista com as orquídeas mais populares do Brasil, será que você possui alguma dessas orquídeas raras? Vamos conferir.
1. Orquídea Cattleya Labiata
É a orquídea nativa brasileira mais popular e desejada. Seu apelido é “rainha do nordeste”. As flores nascem no verão e são grandes, perfumadas e coloridas nos tons de lilás, roxo, albas, semialbas ou azuladas.
2.
É a queridinha dos colecionadores pela sua forma arredondada e plana e um delicioso perfume que lembra canela. Entretanto, esse tipo vive bem em temperatura intermediária, de 10º a 18º graus. Plante-as em substrato de rápida drenagem.
3. Orquídea Cattleya Intermédia
A Cattleya Intermédia é outra orquídea brasileira que apresenta uma gama enorme de cores e efeitos, com flores médias e perfumadas em tons de lilás, roxo, rosa, albas, semialbas ou azuladas.
Contudo, importante: elas requerem mais atenção, pois desidratam facilmente.
4. Orquídea Cattleya Haw Yuan Angel
De fácil cultivo em vaso pequeno, essa orquídea dá até quatro flores por haste, com tamanho de 4 cm.
Além disso, elas duram uma média de 25 dias, ou seja, são ótimo investimento para decorar a casa já que a maioria dura bem menos do que isso ao florescer.
5. Orquídea
É a primeira hibrida branca feita no Brasil e seu nome é uma homenagem ao criador do Jardim Botânico de Santos, Julio Conceição.
Entretanto, essa orquídea dá muitas flores e tem fácil cultivo em substrato bem arejado.
6. Orquídea Catlleya Mossiae
Esse tipo de orquídea gosta de clima ameno e floreia na primavera e no inicio do verão. Possui flores com variedades rosadas, albas e azuladas.
No entanto, as flores maiores têm aroma que lembra o alho.
Dica: deixar em ambiente com ventilação.
Confira outros tipos famosos de orquídeas
Phalaenopsis
Gênero de orquídeas asiáticas, as Phalaenopsis também são conhecidas por “orquídeas-borboletas”, pela semelhança das flores com asas de borboleta.
Assim, elas preferem sombra, calor e pouca água. No entanto, elas podem florir até três vezes por ano e suas flores duram até três meses.
Oncidium
É um gênero de orquídeas largamente distribuídas na América Latina, conhecida no Brasil como “chuva-de-ouro”.
Contudo, suas flores são pequenas, delicadas, e muitas vezes perfumadas, como é o caso da Oncidium sharry baby, que exala cheiro de chocolate na floração.
Vanda
Conhecida por suas cores vibrantes e beleza peculiar, é uma das espécies mais procuradas.
Pois, suas raízes são aéreas e devem ficar soltas, sendo que o indicado é as borrifar com água três vezes por dia.
Escolha a espécie mais adequada à sua região
Se você mora na região:
Sul – Aspásia (Aspasia lunata)
Centro-Oeste – Encíclia (Encyclia)
Sudeste – Cimbídium (Cymbidium)
Nordeste – Cirtopódium (Cyrtopodium)
Norte – Cocheleantes (Cochleanthes amazonica)
Todo o Brasil – Catleia (Cattleya), Chuva-de-ouro (Oncidium), Falenópsis (Phalaenopsis)
É claro que você pode ter essas espécies mesmo não morando na região mais adequada para aquela espécie, mas, os cuidados terão de ser dobrados e algumas precauções devem ser tomadas para que a sua orquídea sobreviva e em boas condições.
Deixe uma resposta