Porque as orquídeas abortam as flores?

Porque as orquídeas abortam as flores? Essa é uma pergunta bem frequente e que intriga muitas pessoas que possuem orquídeas e passam por esse problema sem entender o porque. Para que esses abortos sejam evitados você precisará entender o que faz com que essas plantas ajam desta maneira.

Vamos então entender o que acontece para que essas orquídeas abortem seus botões.

Porque as orquídeas abortam as flores?

Deve ser muito chato você criar uma orquídea com todo carinho e tendo todos os cuidados necessários para no final ela abortar seus botões, não é mesmo? Mas saiba que você pode ser o responsável por ela estar agindo dessa forma, ou o meio onde ela vive.

Por que isso acontece? Porque a planta está se defendendo de algo. Ou seja, ela ativa seu mecanismo de defesa para poder se preservar. Quando sua planta está lá com seus botões e seu meio externo sofre alguma alteração, ela se sente ameaçada e se livra de tudo o que não é necessário para ela sobreviver.

Como evitar que isso ocorra

Para evitar que sua orquídea se livre de seus botões que resultariam em lindas flores, você pode começar mudando alguns hábitos que você possa ter com ela que ative esse mecanismo de defesa. Exemplos:

  • No período de floração, não troque sua planta de vaso;
  • Evite ficar tocando a planta, a haste e os botões;
  • Não mude ela para um ambiente com condições brutalmente diferentes que o anterior;
  • Certifique-se de que sua planta está em um ambiente onde as mudanças de temperatura não são agressivas. Se sua planta fica na varanda de casa, e a região aonde você mora amanhece com 5°C e a tarde já estão em 25 ou até 30°C, a planta já pode interpretar isso como uma situação de risco e ativar seus mecanismos de defesa;
  • Proteja sua planta das mudanças de estação e dos consequentes ventos. Se este for o caso, coloque sua planta em um ambiente onde a corrente de vento não irá atingi-lá, assim a planta não sentirá as mudanças no clima;
  • E por ultimo: mantenha sua planta sempre adubada para que ela cresça sempre forte e na época de floração, você terá uma orquídea com flores maravilhosas.

Algumas causas não podem ser evitadas assim tão facilmente, como por exemplo a temperatura ou poluição do ar por causa de gases atmosféricos, etc, mas a maioria você pode dar conta.

Agora que você entende melhor o porque das orquídeas abortarem suas flores você pode se preparar e evitar que isso ocorra com a sua orquídea na próxima vez que ela estiver preparada para florir. Espero que esse artigo tenha lhe ajudado.


Como fazer suas orquídeas florirem o ano todo?

Aprenda tudo que precisa sobre orquídeas e faça inveja nas suas amigas com suas lindas flores, o ano todo!

→ Clique aqui e saiba como!


Porque as orquídeas abortam as flores?
5 (100%) 3 votes

1 thought on “Porque as orquídeas abortam as flores?”

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.