Títulos do Conteúdo
Posso retirar minha orquídea do vaso mesmo estando com flores?
Essa pergunta tem mais de uma resposta, leia o artigo e fique sabendo qual a melhor opção para sua orquídea.
Posso retirar minha orquídea do vaso mesmo estando com flores
Uma dica que damos é observar se as raízes estão verdes e saudáveis.
Se estão verdes, evite mexer nela, já que está bem para que retirar ela de um local que ela está gostando né.
Outra dica é observar o substrato que ela está plantada, isso é muito importante, pois na maioria das vezes elas vem com musgo ou sfagno.
Entretanto, a função deles é segurar a umidade para que as orquídeas possam ser transportadas.
No entanto, nesse período elas ficam sem serem regadas, observe bem para não deixar ela encharcada.
Como saber se posso retirar minha orquídea do vaso mesmo estando com flores
Caso sua orquídea esteja em qualquer substrato não importa qual seja, se é no sfagno, musgo, casca de coco, pinus entre outros, e suas raízes estão apodrecendo, amareladas ou meladas, será necessário você trocar o substrato dela.
Você deve nesse caso retirar ela do vaso sim, ou perderá sua planta. Segue abaixo dicas de como trocar o substrato delas.
Minha experiência
Quando adquiro novas orquídeas geralmente procuro na floricultura aquelas que estão precisando de serem cuidadas.
Assim como orquídeas com flores pequenas ou poucas flores, geralmente são aquelas que ficam lá no fundo, e quase ninguém vê.
assim, compro elas por um preço bem a baixo do valor de mercado, porque aqui onde moro é muito caro uma planta dessa espécie com flores custa em média 70 reais, e consigo comprar por uns 20 a 35 reais com flores.
Desse modo, eu consigo identificar a cor, mas compro também sem flores e aguardo a floração, isso gera grande expectativa.
Porém, ao chegar em casa retiro todas do vaso uma por uma e replanto todas, muitas vezes elas já estão com as raízes apodrecendo pelo excesso de água no substrato.
Como replanto cada uma
Na maioria das vezes uso o próprio vaso que ela estava, o intuito é somente retirar ela do excesso de umidade e dar uma condição de desenvolvimento para que ela possa crescer e florir.
No entanto, adiciono brita lavada no fundo do vaso para facilitar a drenagem e evitar acumulo de água, faço uma mistura de casca de pinus com carvão, casca de macadãmia.
Normalmente, acrescento também as vezes um pouco de brita a essa mistura, o substrato feito da casca de coco é muito bom também.
este, é importante para transportar as orquídeas pois ele é leve e segura um pouco menos a unidade que o sfagno, caso o sfagno esteja em boas condições.
Assim, uso ele também na mistura, pois as orquídeas gostam muito dele, o segredo é não molhar ele demais.
Fazendo isso com todas, observo todos os dias a evolução de cada uma, faço isso com a maioria das orquídeas que compro das espécies Phalaenopsis, Denphal e as Dendrobium, pois elas se adaptam facilmente a esse procedimento.
Portanto retirar sua orquídea do vaso em que ela veio plantada vai depender de como ela se encontra.
Pois, as vezes é uma questão de necessidade que pode custar a vida de sua planta caso você não retire ela de um lugar ou uma condição em que ela precisa de socorro.
Segue abaixo umas das orquídeas que tirei do vaso e continuaram com flores e estão crescendo novas raízes e folhas
Leia também:
3 CUIDADOS BÁSICOS PARA CULTIVAR ORQUÍDEAS SEM SER ESPECIALISTA
Adilene diz
Ganhei uma orquídea e aqui em casa e muito quente eu coloquei ela no banheiro só que os botões dela parece que tá murchando e caindo ela veio de vaso de plástico tem 2 semanas que tô com ela posso mudar de vaso já comprei o vaso e as coisas que precisa de orquídea
LIPO MAX TURBO diz
Olá, gostei do conteúde de seu blog.
Muita informação boa que todos gostam de saber.
Obrigada por compartilhar.
edel albrecht diz
eu gostei muito das dicas