Como acabar com cochonilhas – Como reconhecer e acabar com elas

Como acabar com cochonilhas – Como reconhecer e acabar com elas

Como acabar com cochonilhas. A cochonilha (Dactylopius coccus) está entre as pragas de jardim que mais estragos fazem ao lado dos pulgões e caramujos. Vamos então aprender como reconhecê-las e destruí-las? Não é difícil, dê uma olhada.

Cochonilhas – Conheça melhor

Mede de 3 a 5 milímetros de comprimento, é geralmente marrom ou amarelo, e se alimenta parasitando a seiva de cactos e plantas e da umidade ali presente.

Dentro da classe dos insetos, as cochonilhas são classificadas na ordem Hemiptera, sendo parentes próximas das cigarrinhas, cigarras e dos pulgões. São conhecidas mais de 67.500 espécies de Hemiptera.

Para defender-se da predação por outros insetos, produz ácido carmínico, que extraído de seu corpo e ovos é utilizado para fazer o corante alimentício que leva seu nome.

No Brasil, a cochonilha é também uma praga de jardim. A primeira evidência de que a planta está infestada é o aparecimento de bolinhas brancas que parecem ser de algodão nos caules, próximos às folhas.

Elas sugam a planta, roubando sua seiva, alojando-se principalmente na parte inferior das folhas e dos brotos. As cochonilhas secretam uma substância pegajosa, que deixa as folhas com a aparência de que estão enceradas, e que facilita o ataque de fungos como o fungo fuliginoso. Costuma atrair também as formigas doceiras.

Algumas cochonilhas têm uma casca dura que impede a penetração de inseticidas. Neste caso, é preciso fazer uso de soluções à base de óleo mineral e sabão que, uma vez grudadas à carapaça, impedem que o inseto respire.

As melhores alternativas são a Emulsão de Óleo Mineral ou a Calda de Fumo. Caso o controle natural não produza os resultados esperados, é necessária a utilização de um inseticida organofosforado.

Seu predador natural é a joaninha, assim como alguns tipos de vespas.

Como acabar com cochonilhas – Como reconhecer e acabar com elas

Você saberá que sua planta está infetada por cochonilhas quando encontrar, nos caules, brotos, ramos ou folhas, no veio, uns amontoadinhos esbranquiçados parecendo bolinhas de algodão.

Esse inseto, quando se sente atacado, secreta um pigmento de cor carmim (ácido carmínico), muito usado na indústria alimentar e bastante questionado por causar alergias e ser produto animal, portanto, não do agrado de veganos e vegetarianos. Mas, é isso aí, tudo que é cor vermelha dos alimentos industrializados pode conter, sim, esse subproduto orgânico da cochonilha.

A ocorrência de cochonilha nas plantas faz com que essas apresentem as folhas lustrosas, enceradas, resultado de um óleo que o inseto expele, e que as torna especialmente suscetíveis do ataque de fungos diversos.

Observe então, suas plantas, com lupa, se preciso for e, se tiver cochonilha, atue rápido antes que a infestação dê cabo do vaso, ou mesmo, do jardim todo.

Como acabar com cochonilhas

Confira o passo a passo completo para manter as cochonilhas sob controle com ingredientes naturais que não prejudicam as plantas nem a sua saúde. Ao sofrer um ataque, pode seguir as etapas abaixo. Mas não se esqueça de avaliar o que pode ter acontecido de errado, ok?

Passo 1

Mova a planta para um ambiente fresco, com muita luz natural.

Passo 2

Remova a maior parte das cochonilhas com um cotonete umedecido em Vinagre, Álcool Etílico ou Óleo de Neem.

Passo 3

Limpe o local do ataque com uma solução de sabão de coco natural e água, na proporção de 10g/L. É só diluir o sabão na água quente. Espere esfriar e espalhe a solução com uma escovinha de dentes, esfregando delicadamente o local. Seja carinhoso para não danificar sua planta.

Passo 4

Faça uma poda para remover as áreas mais comprometidas. Se for preciso, seja radical.

Passo 5

Pulverize a planta com Óleo de Neem ou Óleo Mineral (compre na farmácia e utilize uma tampinha para cada 1 litro de água). Eles são defensivos naturais que criam uma camada impermeável sobre a cochonilha, impedindo-a de respirar.

Isso só deve ser feito no final da tarde, quando o sol estiver mais ameno. A aplicação deve ser feita depois da rega. Isso é muito importante, fique atento.

Passo 6

Após uma semana, verifique se o problema foi resolvido. Reaplique a pulverização com Óleo de Neem ou Óleo Mineral. Fique sempre de olho. Se as cochonilhas insistirem com a festinha no jardim, faça uma nova limpeza com a solução de sabão neutro e continue com as pulverizações semanais, com foco nas áreas mais afetadas.

Neste caso, é bom avaliar as raízes da planta e lavá-las em água corrente, com uma certa pressão, para eliminar todas as cochonilhas.

Passo 7

Prossiga com a fiscalização semanal e não interrompa o tratamento de forma alguma. Combinado? Em árvores frutíferas, por medida de precaução, evite a aplicação direta nos frutos.

Como acabar com cochonilhas.

Como acabar com cochonilhas – Como reconhecer e acabar com elas
5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.