Como fazer um jardim vertical na parede de sua casa.
Quer fazer um jardim vertical na parede de sua casa e não sabe por onde começar? Este artigo irá lhe ajudar a fazer um jardim de qualidade.
Como fazer um jardim vertical na parede de sua casa
Um jardim vertical é uma ótima opção para quem não possui muito espaço de terreno para um jardim tradicional.
Assim, se você não quer abrir mão de ter algumas plantinhas em casa, você vai ver que não é impossível construir um jardim vertical.
Logo você poderá utilizar o pouco espaço que você tem, sem a necessidade de muito trabalho.
Mas mesmo que você tenha espaço na sua casa, o jardim vertical é uma ótima ideia de decoração e fica bonito independente do espaço que você tenha.
A fachada externa verde é uma ótima forma de revitalizar edifícios e combater as ilhas de calor urbano.
No caso de paredes internas, a parede verde pode purificar e limpar o ar, pois retém compostos orgânicos voláteis (COV), materiais particulados, fumaça de cigarro, além de manter o conforto térmico agradável. Legal, não é mesmo?
Como fazer
Parece simples e fácil fazer o seu próprio jardim vertical, tem um punhado de tutoriais no Youtube ensinando como fazer um jardim vertical.
Mas, os jardins verticais demandam alguns cuidados importantes para que as plantas se mantenham saudáveis, com cores vivas e não apodreçam ou sequem no suporte.
Jardins verticais mal feitos ao invés de trazer benefícios pode causar mau odor devido ao apodrecimento das plantas.
Para jardins verticais extensos de fachadas e muros altos, onde as pessoas não têm acesso com facilidade é preciso contratar uma empresa especializada de paisagismo vertical para fazer o projeto.
Pois essas empresas utilizam materiais apropriados, inclusive substratos que são mais leves e não vão sobrecarregar a estrutura das fachadas, paredes e muros.
Além de prever sistemas de irrigação automáticos com adubagem líquida, sistemas de escoamento da água eficientes e ainda escolher espécies adequadas para o jardim vertical.
Tipos de plantas utilizadas
Nas casas é comum se plantar espécies comestíveis como o manjericão, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, sálvia, hortelã, coentro, salsinha, pimenta, etc.
Principalmente próximo às cozinhas, facilitando o uso dessas ervas.
Também é muito comum o uso de espécies de suculentas, por serem plantas cactáceas, parentes dos cactos, que não precisam ser irrigadas com frequência e se adaptam bem a meia sombra.
Ou seja, jardins expostos ao sol devem ter espécies que são cultivadas a sol pleno, já na área interna as espécies escolhidas devem ser de sombra.
É possível cultivar praticamente qualquer espécie de plantas e até de árvores em jardins verticais.
Contando que as raízes tenham espaço para se desenvolver no suporte utilizado e que o suporte aguente o peso total contando com a terra úmida.
Como o jardim vertical pode ser instalado na parte interna ou externa preciso saber escolher bem as espécies de plantas para esse tipo de jardim.
Também, os locais devem receber iluminação, mesmo que indireta, e as espécies tem que estar de acordo com o local de instalação do jardim.
Como fazer um jardim vertical na parede de sua casa.
Eunice Aparecida Gazza diz
Primeira vez que vejo … adorei!!!!
Wanderley diz
Agradeço a visita, Eunice! Seja bem vinda!!
Mila Torres diz
Nossa que maravilha de matéria. Fique feliz em obter essas informações preciosas. Vou me inscrever nesse site e aguardar cada postagem com ansiedade. Grata!
Wanderley diz
Agradecemos Mila, semanalmente postamos assuntos novos, seja sempre bem vinda!